terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pultrudada

PLUTRUDADA


Como funciona – O processo de pultrusão consiste no puxamento de fibras, em geral, de vidro (mantas, fios e tecidos) e véu de superfície impregnados num tanque por uma formulação de resina (poliéster, éster-vinílica, epóxi ou fenólica), catalisadores, cargas, aditivos e pigmentos, através de um molde metálico aquecido. A cura da resina ocorre no molde aquecido, originando um material estrutural composto. No molde, o perfil é conformado e se torna rígido.
A combinação de reforços para um determinado perfil é projetada de modo que confira a resistência necessária nas direções longitudinal e transversal, conforme explicações do Cogumelo. Segundo o fabricante, um perfil estrutural comum é fabricado com a combinação de fios tipo roving e mantas, com o objetivo de obter um bom equilíbrio entre as resistências longitudinal e transversal. Já uma barra pultrudada é feita apenas com fios roving, responsáveis pela resistência longitudinal requerida pela peça.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Extrusada

Extrusadas
Extrusão
Processo de fabricação de um semi-manufaturado contínuo de FV ou elastômero. Ele ocorre em extrusoras, equipamento que é constituído basicamente de um tubo contendo um parafuso rosqueado. A FV, em manta ou linhas, é alimentado na parte traseira do tubo, sendo conduzido para a parte frontal do tubo pela rosca em rotação. Durante esse percurso, o FV é aquecido por ação de resistências elétricas e do atrito com o parafuso. No final do percurso, o FV deverá estar totalmente uniforme, sendo então comprimido contra uma matriz que conterá o desenho do perfil a ser aplicado ao FV. Ao sair, o semi-manufaturado é resfriado e bobinado. Ideal para a fabricação de tubos, filmes, placas, perfis, etc.